Histórico Cervejaria Santa Catarina

A cerveja em homenagem à Santa Catarina

No ano de 2007 nasce a Cervejaria Santa Catarina, que produz a marca Saint Bier. Em 2008, por sua vez, acontece a primeira produção da fábrica. Até 2010 o foco da Cervejaria ficou centralizado apenas na produção de chope, sendo que, a partir de então, novos produtos começaram a ser lançados. O nome Saint Bier surgiu em uma forma de homenagear o estado de Santa Catarina, e significa Santa Cerveja.

A Cervejaria é sediada em Forquilhinha-SC, considerada uma das cidades mais alemãs do sul de Santa Catarina, o que combina perfeitamente com o segmento de cervejas artesanais.

Dos primeiros passos da Cervejaria Santa Catarina até os dias atuais, houve um grande salto em crescimento. Uma expansão que foi resultado de investimentos que proporcionam à organização contar com um processo dotado de equipamentos de última geração e, principalmente, com as melhores matérias-primas para a preservação dos sabores. Atualmente, por exemplo, a Cervejaria conta com um laboratório modernamente equipado, que mede uma série de indicadores de qualidade nas diversas etapas do processo de fabricação das bebidas.

Para se ter uma ideia da grande expansão da marca, a produção da empresa, que no princípio girava em torno de 25 mil litros por mês, hoje já chega a 350 mil litros mensais. Entre os principais mercados consumidores estão estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além destes, a marca também já está entrando em estados como Minas Gerais e Goiás.

A produção da Cervejaria sempre levou em consideração a Lei de Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot), onde a bebida é produzida com a utilização água, malte, lúpulo e levedura. Nos últimos anos, contudo, também foram inseridas na carteira de produtos, bebidas que seguem o Método Herege – designação utilizada para destacar as cervejas que apresentam ingredientes a mais na composição. É o caso, por exemplo, da cerveja Ripa, que tem a adição de rapadura e melado, e da Ipaipim, em cuja composição é adicionada uma quantidade significativa de aipim, uma raiz que contém amido.

Além de produzir as cervejas Saint Bier, a Cervejaria Santa Catarina também é conhecida pela produção de outras conceituadas marcas. É o caso, por exemplo, da Cerveja Coruja, produzida na Cervejaria desde 2010 e adquirida pela empresa em 2012. De origem gaúcha, a marca é amplamente conhecida na região sul e sudeste do Brasil. A Cervejaria Santa Catarina tem sociedade e também produz as cervejas da marca Barco, também originária do Rio Grande do Sul, e amplamente conhecida. No ano de 2013, a Cervejaria Santa Catarina passou a produzir também a Cerveja Lay Back, marca que é fruto de uma parceria e sociedade com o skatista conhecido mundialmente, Pedro Barros.

Muitos dos produtos fabricados na Cervejaria Santa Catarina também já renderam importantes premiações. Um dos títulos mais recentes foi conquistado pela cerveja Saint Bier Stout, que levou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja de 2015.

A cerveja Patada no ano anterior também foi agraciada com a medalha de ouro no mesmo festival.

Atualmente, a Cervejaria Santa Catarina é conhecida pela qualidade e pela inovação, já que busca a perfeição na arte da fabricação de cervejas. Na fábrica, cada detalhe é extremamente importante e resulta em um produto altamente harmônico e agradável ao paladar. A empresa comemora a boa aceitação no mercado e o alcance de um dos grandes objetivos: despertar o consumidor para os novos paladares de cerveja gourmet.


Saint Bier
Saint Bier
Saint Bier